quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A força dos personagens infantis


A força dos personagens infantis




Já reparamos como as embalagens infantis falam sozinhas?
Sempre tem um personagem chamando a atenção para sí. É muito interessante parece que ele vai soltar dali e dar um show sobre aquele produto. Todos os personagens imaginários são: "cantantes", saltitantes, felizes e cheio de energia!
O personagem imaginário se revelou o melhor caminho para estabelecer um elo entre a criança e o produto. Ele mexe com o imaginário infantil levando a achar que é verdadeiro, é invencível, um guerreiro do bem. A criança reconhece a marca através do personagem ali representando uma marca.
Geralmente quem representa essas marcas, são personagens em evidência como: Scooby Doo, BEN 10, Homem -aranha, Bob esponja, enfim temos uma infinidades de talentos imaginários vestindo a “roupa” de grandes empresas.
Quando nasce uma nova marca, infantil é criado um novo mascote para representá-la, casos de: Lilica Ripilica, Tigor, Kiki calçados.
Marcas próprias, seus próprios personagens.
Para cativar o público infantil a comunicação tem que ser fácil e interativa, logo se conquista a simpatia do público mirim e o objetivo das empresas para torná-la um consumidor infiel e passar sua marca por gerações e gerações.
A partir dos primeiros anos da criança, onde ela já tem boa percepção esses personagens já começam a fazer parte do seu universo infantil e daí seguem-se durante muitos anos.
Mesmo com o passar dos anos, esses personagens ficam inseridos na cabeça da galera miúda e muitas vezes dos jovens também.
Os personagens são referências, referências de marca, seja marcas de produtos alimentícios, calçados, bebidas entre outros.
Tornar-se fiel a um produto devido sua boa qualidade é uma coisa, agora tornar-se fiel a um produto devido ao personagem de uma marca é outra. Você está sendo fiel ao personagem e não a qualidade deste produto!

Por: Hosana Leonor

4 comentários:

  1. Hosana vc é muito inteligente foi por esse motivo q foi proibida a veinculação de desenhos ou personagens infantis em vendas de cervejas
    Bjs Tt

    ResponderExcluir
  2. Com certeza essa mistura não ia dar certo!!! Íriamos achar estranho um desenho no rótulo de uma bebida alcóolica.

    ResponderExcluir
  3. ola amiga vim conhecer seu blog se poder conheça o meu tbm se gosta me siga por favor abçs clica para entra no site e seguir

    ResponderExcluir
  4. Isso é uma prática que vem de tantas decadas.
    No nosso tempo temos as referências que ainda perduram em nosso consciente, como o Tigrão que voce colocou acima.

    É importante a confiabilidade da imagem para se passar recados construtivos.

    Bjs

    ResponderExcluir