quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Músicas Infantis que brincam e ensinam

Músicas Infantis que brincam e ensinam

Trabalhar com música infantil em idade escolar é uma forma alegre e divertida de apresentar as crianças variados ritmos, batuques, letras e movimentos. Além de mexer o corpo elas também estão aprendendo a ouvir o que a música pede, trabalham a linguagem, audição e concentração.
 Abaixo, apresento algumas bandas infantis de qualidade para trabalhar com os pequeninos:

Durante a fase bebê da criança ( 0 a 2 anos), músicas com apenas sons são ideais para que desperte a sua atenção. Músicas instrumentais são as mais indicadas para que ela perceba os sons variados do piano, tambor, pandeiro... Sons de chuva, vento, bichinhos, são muito interessantes e bem vindos nesta fase. Pode apresentar gravuras com os bichinhos, previsão do tempo,  estimulando os sons destes.Dois grupos que agradam bem esta fase é a Galinha Pintadinha, com músicas curtas e divertidas e Bob Zoom.




Já na fase da pré-escola ( 3 a 5 anos), apresentar músicas alegres que a façam mexer o corpo e seguir o ritmo são fundamentais para trabalhar a coordenação motora ampla, a lateralidade, a linguagem e concentração. Temos muitos artistas infantis com músicas sensacionais que estimulam esta parte, são eles: Badulaque, Grupo Triii, Palavra Cantada, Mundo Bita, Grupo Catavento, Grupo Tiquequê, Música de Brinquedo ( de Fernanda Takay), Adriana Calcanhoto infantil e Brincantar.

Para os pequeninos que já estão entrando para a escola ( 6 a 7 anos ) letras mais complexas e bem elaboradas são interessantes, bandas como : Banda Mirim, Príncipe Azul (Pedro Ivo), Bia Bedran e os antigos: Trem da Alegria, Os Abelhudos e Balão Mágico, também são excelentes para trabalhar movimentos e linguagens.

Lembrando que muitas músicas infantis ficaram esquecidas, mas que podem ser relembradas por alguns artistas, são eles: Sandy e Jr, Xuxa só para Baixinhos, Eliana e Mara Maravilha.


O universo infantil é feito de muita música, hoje temos artistas de qualidade para trabalhar com o universo infantil. Pena que muitos deles não estão tendo oportunidade em mídia aberta para apresentar seus trabalhos com mais abrangência.

Independente da idade, todas as bandas acima citadas são ótimas pedidas para serem apresentadas em sala de aula e até mesmo no dia-a-dia em um momento de recreação e diversão da criança.
Podemos trabalhar com todas estas bandas ao longo do ano com a galerinha miúda, levando seu conhecimento e suas músicas de qualidade para todo o Brasil.


Por: Hosana Leonor 

Versão em podcast



Um comentário: