Foco no cliente
Como você
aborda um cliente recém chegado a sua
loja?
Deixa-o em
paz para saber o que ele deseja e espera ele até ir até você ou logo vai abordando e
apresentando as oportunidades de produtos incríveis, que você tem em seu
estabelecimento sem nem dar a menor chance dele pensar?
Antes de
tudo temos que ter um olhar sensível pra saber o que este cliente procura. O
que ele realmente deseja. A primeira vista, é bom deixá-lo circular em seu
espaço, conhecer melhor sua loja, muitas vezes o cliente tá querendo um diferencial
e isso é importante, porque o que ele procura de repente, só você tem.
E aí é a
hora de abordá-lo e mostrá-lo outros produtos da linha e da loja.
Ninguém
gosta de entrar numa loja e ser espionado, ter um fantasma “colado” a sua
sombra ou ficar sendo importunado pelo o que não quer.
As
infinidades de produtos novos que a cada dia é destacado no mercado acaba
gerando uma certa confusão na cabeça do consumidor, principalmente se esses
produtos tem nomes parecidos ou uma extensão de linha, que o que diferencia é
apenas um detalhe. Tem clientes que muitas vezes nem sabe o nome do produto que
está procurando, mas sabe que ele existe e foi indicado por amigo (a) que tem
naquela loja.
Portanto,
ter sensibilidade para desvendar sua dúvida, paciência na hora da escolha e
diversas formas de pagamento é um diferencial no estabelecimento. O que adianta
o cliente escolher o produto, querer levar, mas na hora de pagar, não tem todas
as possibilidades oferecidas no mercado?
Tais como: cartão de crédito, máquinas para aceitar bandeiras de diferentes cartões, dinheiro,
cheque...
Sua loja tem
que estar de acordo com a necessidade do cliente. E outra, caso algo não esteja
funcionando muito bem, colocar um papel em um lugar visível avisando uma indisponibilidade
de um serviço, o cliente já entra na loja ciente do que está acontecendo e não
será pego de surpresa e acabar fazendo comentários desnecessários e maldosos
que podem gerar um certo mal estar.
Atenção,
sensibilidade e gentileza são pontos chaves para uma boa venda, sem contar a satisfação do cliente
que falará bem de sua loja para os outros. Um bom atendimento é o diferencial.
Pense
nisso...
Por: Hosana Leonor
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