A importância da Pesquisa de Mercado
Tentar entender o mercado
está cada vez mais difícil. Compreender o cliente é uma das melhores formas de
satisfazê-lo. Portanto, a melhor coisa a fazer é antes de tudo: formular uma boa
pesquisa para saber o que o cliente acha de um determinado produto, de uma marca nova que será implementada no mercado ou até mesmo de seu
estabelecimento.
Qual
o objetivo da pesquisa? Coletar informações. É através desta
pesquisa que você saberá o que está dando certo ou errado, o que deverá
melhorar ou mudar algo, além de tudo terá uma resposta rápida daquilo que
deseja vender e se também este novo produto dará certo ou errado antes de seu lançamento. Se o que você está
lançando ou lançará terá boa receptividade ou não no mercado. Pois só assim, este será apresentado através de uma boa avaliação.
Formule uma pesquisa rápida caso queira saber como anda
seu estabelecimento, o olhar do outro, deverá ser bem visto para melhorias em
seu negócio. Algo que você achava que ia bem, pode apresentar-se na hora da pesquisa
como um erro crucial que talvez, você nem tenha percebido.
A forma de abordar os pais nesta pesquisa deve ser sutil
e agradável e as perguntas simples e objetivas, já que os pequeninos são impacientes e merecem atenção dos responsáveis.
É importante, após a conclusão desta, uma análise profunda no que precisa ser melhorado. Não adianta ter as opiniões/respostas e continuar no erro.
É importante, após a conclusão desta, uma análise profunda no que precisa ser melhorado. Não adianta ter as opiniões/respostas e continuar no erro.
Determine quantas pessoas serão pesquisadas e quanto
tempo durará esta entrevista.
Ex : uma semana, 50 pessoas por dia, total de 250 pessoas entrevistadas e assim ver a sua necessidade de informações.
Ex : uma semana, 50 pessoas por dia, total de 250 pessoas entrevistadas e assim ver a sua necessidade de informações.
- O número de perguntas e respostas serão relevantes para se ter uma definição do que deseja.
- Formule perguntas com respostas objetivas no caso de: sim ou não ou solicite: sugestões/opiniões.
Caso prefira, deixe em seu balcão de pagamento esta
pesquisa com uma caneta e ao lado de uma urna para que este deposite a sua
sugestão logo após de fazê-la. Conheça seu cliente, ele sempre tem algo a
dizer.
Ouvir o outro é importante, aderir sugestões só fará seu
negócio crescer. Ás vezes um vaso de flores pode estar torto há tempos e você
nem perceber...
Boa sorte...
Por:
Hosana Leonor
Muito legal o texto! A ideia de usar a urna é bem bacana, mas há uma outra forma que também é interessante para fazer coleta de dados dentro da empresa, que é o uso de tablets! Existem hoje vários aplicativos que podem ser usados para essa finalidade, eu particularmente, recomendo o QuickTapSurvey! O site dele é http://www.quicktapsurvey.com/lg/pt/
ResponderExcluirOlá...
ResponderExcluirObrigada pela dica e pelo comentário!
Não conhecia este app e nem o site, farei uma visita a este site para conhecer melhor.
Visite o blog sempre que desejar :)
SUCESSO!!!