quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Tema do Enem 2014- PUBLICIDADE INFANTIL em questão no Brasil

Tema do Enem 2014- PUBLICIDADE INFANTIL em questão no Brasil




 E  no último domingo vários estudantes foram pegos de surpresa pelo tema da redação do Enem 2014.

E o que falar sobre a Publicidade Infantil?

Ser contra OU ser a favor?

Uma faca de dois gumes foi jogada na mesa de futuros pais consumidores, a qual muitos deles nem sequer pensaram na questão. É um tema novo e com certeza algumas escolas estaduais ou particulares nem sequer tocaram no
no assunto.  Muito pouco se falou sobre o tema, abordado em: revistas , programa de tv, jornal ou internet.

A polêmica que gira em torno deste assunto está começando a ficar grande com interferência do CONAR e CONANDA em alguns produtos e também com a mobilização de pais na internet preocupados com a alimentação de seus pequenos e exagero da publicidade infantil na tv. Estes que falam sobre: os rótulos, as propagandas que induzem a compra, que a publicidade fala diretamente com a criança, brindes em produtos, enfim apresentam vários argumentos.

Mas em contra partida, muitos pais não pensam dessa forma, pensam que através da publicidade infantil, se tem uma boa infância ( com músicas, novelas...), se tem um colorido ( que é um programa, um desenho ), que o poder de dizer NÃO vem do responsável por este mirim, que produtos de crianças são produzidos pra crianças e merecem personagens na embalagens para sua diferenciação...  

Temos então, opiniões diferentes para o mesmo caso. Uns defendem e outros apedrejam. Ter uma opinião esclarecida sobre o fato é importante. Mas pensaremos também que a Publicidade Infantil está em todo lugar: na festa infantil do seu filho, na roupa que ele usa, no álbum de figurinhas que ele pode estar aprendendo, no sabonete que ele toma banho, no desenho que ele vê, na tecnologia, enfim, em várias situações do dia-a dia. Apresentar isso de uma forma sadia é dever de todos. Da escola, dos pais, da publicidade, da sociedade.

 Em alguns países , a Publicidade Infantil já foi vetada, enquanto em outros a proibição é parcial.



Uma criança bem esclarecida sobre o consumismo, com certeza será uma criança que saberá seus limites. Saberá o que ela pode escolher ou não em um determinado momento.

Muitas escolas trabalham com rótulos na hora da leitura, muitos pais explicam a soma através de brinquedos, muitas crianças aprendem a ler com gibis, ENTÃO É UM TEMA a ser pensado antes de  se radicalizar , tomar atitudes pensando no consumo.

Por: Hosana Leonor



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