Neste momento onde o
Marketing Infantil é sacrificado por algumas demandas de Lei, muito se gera a
dúvida para quem você direciona seu produto infantil, se é para o responsável
ou se é para a criança.
Como falar de uma boneca que come, fala e corre para o
papai ou para a mamãe? Como apresentar um novo sapato que brilha no escuro para
o adulto?
As ações de Marketing voltadas para os infantis deixaram de ser
agressivas, isso sim, mas abolidas não!
Apresentar de forma suave estes
lançamentos foi uma decisão escolhida que muitas empresas tomaram para não ver
seus produtos encalhados nos mercados e nem sofrerem retaliações.
A criança tem o poder de
assimilar o que ela quer, o que ela deseja, você pai,responsável tem o poder da compra de saber se aquele
produto ofertado é realmente bom ou não para seu pequeno.
Diariamente, vários produtos
são fabricados e comercializados para os
infantis de acordo com sua faixa etária,
mas muitos destes produtos não estão de acordo e devemos estar atentos a isto ,
pois uma falha é FATAL.
Saber onde comprar, com quem
comprar e como comprar é função do responsável ao escolher o que a criança
deseja, saber dizer NÃO a um produto
que ela deseja também é a função do responsável–educador, pois é através dos
NÃOS que estamos passamos limites, e não vamos traumatizá-la se algo não
estiver de seu acordo, apresentar o certo do errado é função do responsável.
Muitos brinquedos serão
apresentados, muitas marcas serão lidas sem a criança nem saber ler, mas cabe a
você pai, mãe, avó, saber a diferença entre: o que é bom e o que é ruim para
ele.
Quando um brinquedo é pensado
ele é pensado para o infantil, é pensado no seu desenvolvimento, é pensado nas
soluções e objetivos que esta criança quer alcançar, mas a decisão de compra é EXCLUSIVAMENTE do adulto, daqueles que
tem o poder aquisitivo nas mãos, daqueles que são conhecedores e informados do
que estão consumindo, são os tomadores de decisão.
Como apresentar um produto novo ao pequeno sem trabalhar o universo
lúdico? Sem trabalhar a imaginação? Crianças tem imaginação, são ricas de
imaginação , não podemos podar o que elas tem. Muitas vezes conhecemos um
determinado produto através de sua propaganda a qual a criança presta atenção e informa ao
responsável e não apenas de sua comercialização na prateleira no mercado.
Querer consumir ou não este
determinado produto infantil é escolha somente do adulto, ele tem o poder nas
mãos.
Todo produto infantil será
sedutor, será colorido, será divertido, porque criança é vida! Criança gosta de
cor, criança gosta de diversão, criança gosta de encanto, é alegria, ela será
envolvida assim como nós adultos quando “
namoramos” uma embalagem bonita de um perfume naquela loja cara de um shopping.
As mensagens para os mirins
já estão sofrendo algumas alterações desde quando começou a Lei contra a
Publicidade Infantil, mas seus produtos não sairão do mercado, seus brinquedos não
deixarão de ter brilho e criança sempre será criança.
Por: Hosana
Leonor
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