coordenação motora da criança e que é um aliado para seu desenvolvimento.
Como brincar? Como apresentar este novo material?
Observar, anotar a dificuldade em um determinado movimento, o simples ato de
pinça, amarrar, abotoar. A criança tem que ter a mão estes objetos que ficam
nas prateleiras das lojas ou da estante
da sala de aula esperando alguém alcançá-los.
É de suma importância o professor saber os objetivos de
cada objeto e a forma de como abordar este pequeno para esta atividade que merece uma atenção especial dentro da sala
de aula ou mesmo diante de uma brincadeira junto com seu responsável.
Vários são os benefícios destes brinquedos, que além de
coloridos apresentam formatos, tamanhos, texturas e modos diferentes. Um leque
de informações podemos apresentar aos pequenos de maneira criativa e lúdica. É
importante ter a mão um caderno para acompanhar o desenvolvimento da criança
desde quando ela começou até o tempo estimado para sua realização. Fazer um
ANTES e um DEPOIS ajuda a perceber qual era sua dificuldade e como esta foi
trabalhada.
Muitas crianças com idades entre 4 a 7 anos não sabem abotoar suas camisas,
amarrar seus sapatos, fechar feltro de suas calças, levando seus pais muitas
vezes a fazerem por elas o que é uma tarefa delas.
O papel destes brinquedos na vida da criança é
fundamental para desenvolver a
coordenação deste mirim, trabalhar movimentos delicados, de percepção,
raciocínio entre outras capacidades para que atinjam seus objetivos . É fazer
com que ele aprenda de forma dinâmica, criativa e divertida.
Fica a dica!
Hosana Leonor
Nenhum comentário:
Postar um comentário