De olho na diversidade,
Barbie agora tem novos tipos de corpo, tons de pele e estilos de cabelo
Após 57 anos de bonecas
extremamente magras, a Barbie lança uma nova linha, com mais três tipos
diferentes de padrões corpo: com curvas (com o quadril largo), mais alta e com
estatura mais baixa. Com isso, a marca tenta diminuir as críticas sobre o padrão
de beleza das suas bonecas ao longo dos anos.
A
boneca mais famosa do mundo, conhecida por sustentar um padrão de beleza que
muitos consideram irreal (até a ciência), criou novas opções para representar a
diversidade da beleza. A Mattel, responsável pela fabricação da Barbie,
anunciou nesta quinta-feira uma mudança histórica: a expansão da sua linha de
bonecas fashionistas.
A nova
coleção terá três novas versões de corpo, sete diferentes tons de pele, 24
estilos de cabelo e diferentes cores de olhos. A linha completa será lançada ao
longo de 2016.
As
bonecas estarão disponíveis nas versões Tall, mais alta que a original; Curvy,
com mais curvas, mais cheio nas pernas, quadris e cintura; e a Petite, de baixa
estatura. Entre os tipos de cabelos, a Barbie poderá ser encontrada em versões
com cachos, penteados diferenciados, mais curtos e mais longos e até coloridos.
Além da
diversidade de corpos, os rostos também não são mais iguais: há bocas com
lábios mais finos ou grossos, bem como narizes maiores e menores. Os acessórios
da linha, assim como os looks, são inspirados nas últimas tendências do mercado
fashion.
No
comunicado divulgado, a fabricante informou que as novas bonecas são um reflexo
do compromisso da Barbie em proporcionar mais opções para que as meninas possam
se identificar.
“Há 57
anos, a Barbie é um reflexo do tempo. A variedade nos tipos de corpo, tons de
pele e estilos permitirá que as meninas encontrem uma boneca que fale
diretamente com elas. Nós temos uma responsabilidade com as meninas e com os
pais de refletir um amplo olhar sobre a beleza”, afirmou Evelyn Mazzocco,
vice-presidente sênior de marcas internacionais da Mattel. A executiva disse
ainda que a mudança foi inspirada em uma tendência de comportamento: ”A mãe
‘milennial’ é uma parte pequena dos nossos consumidores, mas reconhecemos que
ela é o futuro”, disse Evelyn.
Na
reportagem, a Time questiona se o movimento seria arriscado (financeiramente
falando) para a Mattel. A marca Barbie rende US$ 1 bilhão em vendas em mais de
150 países todos os anos. Estima-se que 92% das meninas americanas entre 3 e 12
anos tenham pelo menos uma boneca. No entanto, entre 2012 e 2014, as vendas da
boneca caíram em 20%.
No
Brasil, a previsão é de que a nova linha de bonecas esteja disponível nas lojas
Ri Happy a partir de março. As bonecas novas já podem ser encomendadas pela
internet por meio da Mattel Shop, que despacha para diversos países, incluindo
o Brasil. As Barbies da coleção Fashionista custam 9,99 dólares. Há opções de
bonecas com roupas extras para trocar, ao custo de 19.99 dólares.
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