Importância dos brinquedos
pedagógicos para a aprendizagem infantil
O brinquedo
certo estimula a atividade criadora e a percepção infantil, possibilitando à
criança desenvolver a inteligência, a capacidade de apreensão e a compreensão.
Brincar é um verdadeiro fenômeno. Uma
criança consegue brincar ainda que não possua brinquedos. Entretanto,
uma vez que se pensa em dar um brinquedo a ela, é importante que ele seja
adequado a sua idade e ao seu desenvolvimento. O brinquedo certo é mais do que
um meio de gerar consumo e lazer. Ele é, também, uma forma de estimular
a atividade criadora e a percepção infantil, possibilitando à criança desenvolver
a inteligência, dotando-a de maior capacidade de apreensão e compreensão.
Segundo Friedmann et al., 1992, os brinquedos têm impacto próprio e constituem, ao mesmo tempo, meios para brincar e veículo da inteligência e da atividade lúdica. Enquanto a criança não ingressou na escola, deve brincar o máximo que puder, depois, é conveniente estipular horários de modo a conciliar o tempo dedicado aos brinquedos com as tarefas escolares, ainda assim uma boa escola infantil é aquela que usa a brincadeira e o brinquedo como recursos pedagógicos.
O brinquedo pode ser:
- uma pipa,
- um carrinho, Segundo Friedmann et al., 1992, os brinquedos têm impacto próprio e constituem, ao mesmo tempo, meios para brincar e veículo da inteligência e da atividade lúdica. Enquanto a criança não ingressou na escola, deve brincar o máximo que puder, depois, é conveniente estipular horários de modo a conciliar o tempo dedicado aos brinquedos com as tarefas escolares, ainda assim uma boa escola infantil é aquela que usa a brincadeira e o brinquedo como recursos pedagógicos.
O brinquedo pode ser:
- uma pipa,
- uma pá,
- uma boneca de pano,
- uma folha caída da árvore,
- pedrinhas achadas no chão,
- tampinhas, e
- caixinhas de papel.
Um brinquedo pode ser visto de diferentes maneiras pela criança:
- como potencial de recolhimento e consolação,
- estímulo à autonomia ou à associação do coletivo,
- realização,
- cooperação e progresso, e
- novidade, distração ou informativo.
Dependendo da qualidade das oportunidades que lhe sejam oferecidas, por meio de brincadeiras e brinquedos, pode-se garantir às crianças que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem. Comprova-se aqui, então, a grande importância dos brinquedos pedagógicos para o processo de ensino-aprendizagem das crianças.
Ao brincar, as crianças:
- expressam suas fantasias, seus desejos e experiências,
- dominam suas angústias e os seus medos,
- exprimem sua natural agressividade,
- estabelecem e desenvolvem a sociabilidade,
- aumentam suas experiências,
- aprendem que é permitido errar e que pode tentar de novo, sem críticas destrutivas,
- promovem sua criatividade e favorecem toda expressão de sua personalidade,
- desenvolvem de forma sadia sua própria sexualidade.
Brincar é importante porque:
- trabalha o desenvolvimento cognitivo,,
- trabalha o desenvolvimento da linguagem,
- trabalha a socialização da criança.
O que procuram as crianças ao brincar:
Conforme WINNICOTT (1975), as crianças brincam para buscar prazer, para expressar agressão, para controlar a ansiedade, para estabelecer contatos sociais, para realizar a integração da personalidade e, por fim, para comunicar-se com as pessoas.
Por Silvana Teixeira.
- pedrinhas achadas no chão,
- tampinhas, e
- caixinhas de papel.
Um brinquedo pode ser visto de diferentes maneiras pela criança:
- como potencial de recolhimento e consolação,
- estímulo à autonomia ou à associação do coletivo,
- realização,
- cooperação e progresso, e
- novidade, distração ou informativo.
Dependendo da qualidade das oportunidades que lhe sejam oferecidas, por meio de brincadeiras e brinquedos, pode-se garantir às crianças que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem. Comprova-se aqui, então, a grande importância dos brinquedos pedagógicos para o processo de ensino-aprendizagem das crianças.
Ao brincar, as crianças:
- expressam suas fantasias, seus desejos e experiências,
- dominam suas angústias e os seus medos,
- exprimem sua natural agressividade,
- estabelecem e desenvolvem a sociabilidade,
- aumentam suas experiências,
- aprendem que é permitido errar e que pode tentar de novo, sem críticas destrutivas,
- promovem sua criatividade e favorecem toda expressão de sua personalidade,
- desenvolvem de forma sadia sua própria sexualidade.
Brincar é importante porque:
- trabalha o desenvolvimento cognitivo,,
- trabalha o desenvolvimento da linguagem,
- trabalha a socialização da criança.
O que procuram as crianças ao brincar:
Conforme WINNICOTT (1975), as crianças brincam para buscar prazer, para expressar agressão, para controlar a ansiedade, para estabelecer contatos sociais, para realizar a integração da personalidade e, por fim, para comunicar-se com as pessoas.
Por Silvana Teixeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário