Vamos
falar de licenciamento ?
Este
mês vem recheado de marcas, personagens e tudo o que diz respeito ao
licenciamento. Será que podemos utilizar um personagem sem pedir autorização
aos seus “donos”? O que fazer pra conseguir uma licença pra estampar um
produto? Quanto custa? É necessário? E se usar sem pedir permissão?
Questões
essas que serão avaliadas aqui no blog.
Falar
de licenciamento não é muito fácil, já que engloba muitas decisões, sua
aprovação marcará o sucesso de um produto se caso esta marca ou personagem for
bem cobiçado no momento.
Mas
o que é licenciamento?
O licenciamento é um
contrato por meio do qual um licenciado arrenda os direitos de parte de uma
propriedade intelectual protegida (nome, imagem, logotipo, personagem, ou
composição de mais de um destes elementos) de um licenciador, que é o dono ou
detentor da propriedade, para usarem em um produto ou serviço.
Os tipos de
propriedades licenciados mais comuns são: arte, personagens (cinema, TV,
videogame, desenhos animados), colegial, moda, música, esportes (times,
atletas) e sem fins lucrativos (museus, universidades, dentre outros). Segundo
a Associação Brasileira de Licenciamento – ABRAL, os segmentos que mais
utilizam o licenciamento no Brasil são confecção, papelaria e brinquedos,
seguidos por calçados, higiene e beleza e alimentação.
As propriedades mais
exploradas no mercado brasileiro são as relacionadas a entretenimento, como
filmes, desenhos animados e HQs, destinado primordialmente ao público
infantil. Segundo a Licensing Brasil Meeting, estas opções respondem por
cerca de 70% do mercado de licenciamento. Para ilustrar a dimensão deste
mercado, pode-se citar o caso da Disney, que é um dos maiores licenciadores de
personagens do mundo e, hoje, fatura mais com o licenciamento de produtos
estampados com suas marcas e personagens, do que com a bilheteria de suas
animações.
Um vídeo explicativo, ilustra bem esse assunto:
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