quarta-feira, 2 de março de 2016

Vamos falar de licenciamento ?

Vamos falar de licenciamento ?



Este mês vem recheado de marcas, personagens e tudo o que diz respeito ao licenciamento. Será que podemos utilizar um personagem sem pedir autorização aos seus “donos”? O que fazer pra conseguir uma licença pra estampar um produto? Quanto custa? É necessário? E se usar sem pedir permissão?
Questões essas que serão avaliadas aqui no blog.
Falar de licenciamento não é muito fácil, já que engloba muitas decisões, sua aprovação marcará o sucesso de um produto se caso esta marca ou personagem for bem cobiçado no momento.

Mas o que é licenciamento?

O licenciamento é um contrato por meio do qual um licenciado arrenda os direitos de parte de uma propriedade intelectual protegida (nome, imagem, logotipo, personagem, ou composição de mais de um destes elementos) de um licenciador, que é o dono ou detentor da propriedade, para usarem em um produto ou serviço.
Os tipos de propriedades licenciados mais comuns são: arte, personagens (cinema, TV, videogame, desenhos animados), colegial, moda, música, esportes (times, atletas) e sem fins lucrativos (museus, universidades, dentre outros). Segundo a Associação Brasileira de Licenciamento – ABRAL, os segmentos que mais utilizam o licenciamento no Brasil são confecção, papelaria e brinquedos, seguidos por calçados, higiene e beleza e alimentação.
As propriedades mais exploradas no mercado brasileiro são as relacionadas a entretenimento, como filmes, desenhos animados e HQs, destinado primordialmente ao público infantil.  Segundo a Licensing Brasil Meeting, estas opções respondem por cerca de 70% do mercado de licenciamento. Para ilustrar a dimensão deste mercado, pode-se citar o caso da Disney, que é um dos maiores licenciadores de personagens do mundo e, hoje, fatura mais com o licenciamento de produtos estampados com suas marcas e personagens, do que com a bilheteria de suas animações.
Um vídeo explicativo, ilustra bem esse assunto: 


Fonte: http://www.sebraemercados.com.br/oportunidades-no-licenciamento-de-marcas-e-produtos/


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