quarta-feira, 29 de junho de 2016

Os brinquedos tecnológicos e o aprendizado de crianças especiais

Os brinquedos tecnológicos e o aprendizado de crianças especiais





Este mês tivemos duas grandes notícias quando o assunto foi: BRINQUEDOS TECNOLÓGICOS

A primeira notícia foi a criação de Leka um robô que foi desenvolvido para auxiliar nas habilidades cognitivas, motoras, intelectuais e emocionais das crianças. O brinquedo, encoraja a autonomia e trabalha as habilidades sociais, é multi sensorial e interage com o pequeno durante a brincadeira. Seu objetivo é ajudar as crianças com síndrome de Down e autismo.

 Criado por uma empresa francesa, o robô  tem forma de bola e com face virtual,  se move sozinho, quando é arremessado, volta com um sorriso, interage com sons, cores e luzes, e ainda possui jogos como esconde-esconde e um bingo colorido.O protótipo foca na estimulação da criança, ajudando na melhora do processamento sensorial e na redução da ansiedade.O robô conta ainda com um dispositivo que possibilita aos pais acompanhem o desenvolvimento de seus filhos através de um aplicativo. Seu lançamento está previsto para maio de 2017.



Já em Sidney, em uma escola o método usado para crianças com autismo é diferenciado por jogos tais como: Mnicraft e o robô Sphero, que auxilia as crianças na aprendizagem da fala, além de muitos exercícios de classe que envolvem a construção de mapas da escola em grupos. 



Outro método utilizado nesta escola é a interação com o mundo natural, tais como: jardinagem e o segundo é a construção usando brinquedos como Lego.

São técnicas e tecnologias auxiliando de forma diferenciada no aprendizado destas crianças. Um novo mundo criando oportunidades e diversidade para estes infantis que a cada experiência é uma novidade e descoberta.

                                Veja o vídeo abaixo com a novidade LEKA:





Fontes: http://geek.com.br/tag/brinquedos-tecnologicos/ https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/cuidar/indicacao/robo-e-projetado-para-ajudar-no-aprendizado-de-criancas-com-autismo-e-sindrome-de-down/

Por: Hosana Leonor

Nenhum comentário:

Postar um comentário