quarta-feira, 2 de novembro de 2016

"Resistir à pressão dos filhos é um dever dos pais"


"Resistir à pressão dos filhos é um dever dos pais"

"Essa matéria saiu no jornal Diário de Notícias e achei muito interessante compartilhar com vocês, caros leitores e seguidores do blog. Refere-se a visão de um pediatra sobre: Marketing Infantil. 
Concordo plenamente quando ele fala que os pais devem resistir a pressão de seus filhos. SIM, os limites de consumo tem que vir dos pais. As crianças são espelhos dos pais e estes precisam ter voz ativa, dizer não, não dói e nem traumatiza nenhuma criança. Temos que ter consciência que tudo começa com uma boa educação e dar limites, faz parte desta educação. "

                                                                              ( Hosana Leonor)


O pediatra Mário Cordeiro diz que é um bom exemplo para as crianças, enquanto futuras consumidoras, os pais ensinarem que umas vezes se diz "sim", outras "não"

Dr. Márcio Cordeiro

As empresas de distribuição estão a apostar cada vez mais no marketing infantil 
com campanhas de brinquedos e colecionismo. 
O que se pretende com estas ações?

Parece-me evidente que estas campanhas têm como objetivo estimular as 
compras e o consumo. É a sociedade de consumo e a economia de mercado 
a funcionar.

O que acha destas campanhas. São corretas do ponto de vista educativo?
Podemos discutir se as ofertas são bonitas ou feias, se poderiam ser isto ou aquilo,
 se o dinheiro poderia ir para solidariedade social (ambas as cadeias, creio,
 já têm programas de apoio social à infância). Agora o que é certo é que só compra
 quem quer. Ninguém nos aponta uma pistola à cabeça e quando entramos
 no supermercado o carrinho vai vazio. 
O que chega à caixa é da nossa inteira responsabilidade.

Que impacto é que têm nas crianças? E como é que os pais devem agir?

Será um bom exemplo para as crianças enquanto futuras consumidoras os pais
 ensinarem que umas vezes se diz "sim", outras "não". 
Além disso, resistir à pressão dos filhos - natural e compreensível - 
é um dever dos pais. E, se acham que não o vão conseguir, então evitem lá ir 
com crianças. Quem eventualmente se queixar é quem está mal neste filme, 
não as grandes superfícies, que têm todo o direito de, dentro da lei, fazerem 
as campanhas que entenderem. Ensinar os filhos enquanto consumidores
 é uma obrigação e um dever dos pais - se se demitem dele, 
não culpem depois terceiros.

Fonte: Diário de Notícias -http://www.dn.pt/sociedade/interior/resistir-a-pressao-dos
-filhos-e-um-dever-dos-pais-5470874.html


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