quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Você sabe a diferença entre : Brinquedos Educativos e Brinquedos Pedagógicos?

Você sabe a diferença entre :
Brinquedos Educativos e Brinquedos Pedagógicos?



Brinquedos são brinquedos, ok? Correto. Mas os brinquedos também tem suas diferenças e suas linhas de desenvolvimento.
Para cada brincadeira pensada, um brinquedo certo é utilizado.
No caso de brinquedos educativos e pedagógicos sempre ocorre a dúvida em qual utilizar, e qual seus objetivos de cada  um destes.

 A diferença é bem simples entre um e outro:

Brinquedos Educativos: São todos aqueles brinquedos onde a criança não precisa do auxílio de um adulto, onde ela determina como vai brincar, com quem vai brincar e com o qual brinquedo ela vai usar, sejam eles: bonecas, carrinhos, bola, brincadeiras de casinha , pique, amarelinha, massinha, jogos lúdicos ( dominó, damas, memória, xadrez...) a criança aprende através da brincadeira suas formas, cores e regras.
 .



Objetivos: Nesta área são trabalhados a: linguagem, desafio, matemática, raciocínio lógico, descoberta, coordenação, movimento, musicalização, criação, meio ambiente e atenção.
Ao escolher um determinado objeto a criança usa a sua criatividade transformando seres inanimados em uma divertida brincadeira, trabalha sua concentração através de jogos e outros auxiliadores no seu desenvolvimento lúdico.

Brinquedos Pedagógicos: São todos  aqueles brinquedos direcionado que necessita de um orientador, professor e que tem um objetivo a ser concluído para o desenvolvimento da criança. São eles: jogos de encaixe, alinhavos, blocos lógicos, ábaco, jogos de montar, jogos de formar palavras...



Objetivos: Trabalhar a coordenação motora fina, grossa, associar cor e forma, percepção visual, diferenciar diferentes texturas...
Portanto, na hora de uma atividade, veja qual destes dois brinquedos se encaixam no momento.

Brinquedos infinitos e com possibilidades imensas de aprendizado estão circulando por aí, a forma com que cada um se encaixa é que vai determinar o sucesso deste escolhido.

Por : Hosana Leonor



Importância dos brinquedos pedagógicos para a aprendizagem infantil

Importância dos brinquedos pedagógicos para a aprendizagem infantil



O brinquedo certo estimula a atividade criadora e a percepção infantil, possibilitando à criança desenvolver a inteligência, a capacidade de apreensão e a compreensão.

Brincar é um verdadeiro fenômeno. Uma criança consegue brincar ainda que não possua brinquedos. Entretanto, uma vez que se pensa em dar um brinquedo a ela, é importante que ele seja adequado a sua idade e ao seu desenvolvimento. O brinquedo certo é mais do que um meio de gerar consumo e lazer. Ele é, também, uma forma de estimular a atividade criadora e a percepção infantil, possibilitando à criança desenvolver a inteligência, dotando-a de maior capacidade de apreensão e compreensão.

Segundo Friedmann et al., 1992, os brinquedos têm impacto próprio e constituem, ao mesmo tempo, meios para brincar e veículo da inteligência e da atividade lúdica. Enquanto a criança não ingressou na escola, deve brincar o máximo que puder, depois, é conveniente estipular horários de modo a conciliar o tempo dedicado aos brinquedos com as tarefas escolares, ainda assim uma boa escola infantil é aquela que usa a brincadeira e o brinquedo como recursos pedagógicos.

O brinquedo pode ser:

- uma pipa,
- um carrinho,
- uma pá,
- uma boneca de pano,

- uma folha caída da árvore,
- pedrinhas achadas no chão,
- tampinhas, e
- caixinhas de papel.

Um brinquedo pode ser visto de diferentes maneiras pela criança:

- como potencial de recolhimento e consolação,
- estímulo à autonomia ou à associação do coletivo,
- realização,
- cooperação e progresso, e
- novidade, distração ou informativo.

Dependendo da qualidade das oportunidades que lhe sejam oferecidas, por meio de brincadeiras e brinquedos, pode-se garantir às crianças que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem. Comprova-se aqui, então, a grande importância dos brinquedos pedagógicos para o processo de ensino-aprendizagem das crianças.

Ao brincar, as crianças:

- expressam suas fantasias, seus desejos e experiências,
- dominam suas angústias e os seus medos,
- exprimem sua natural agressividade,
- estabelecem e desenvolvem a sociabilidade,
- aumentam suas experiências,
- aprendem que é permitido errar e que pode tentar de novo, sem críticas destrutivas,
- promovem sua criatividade e favorecem toda expressão de sua personalidade,
- desenvolvem de forma sadia sua própria sexualidade.

Brincar é importante porque:

- trabalha o desenvolvimento cognitivo,,
- trabalha o desenvolvimento da linguagem,
- trabalha a socialização da criança.

O que procuram as crianças ao brincar:

Conforme WINNICOTT (1975), as crianças brincam para buscar prazer, para expressar agressão, para controlar a ansiedade, para estabelecer contatos sociais, para realizar a integração da personalidade e, por fim, para comunicar-se com as pessoas.



Por Silvana Teixeira.


Os Brinquedos Pedagógicos e suas características


Os Brinquedos Pedagógicos e suas características


 Em um mercado competitivo cheio de brinquedos de última geração e games espetaculares, os brinquedos pedagógicos continuam timidamente ganhando mercado neste setor. Para uma boa conquista do cliente inovação e criatividade contam muito.
Para avaliar um bom brinquedo é necessário observar as características deste, o que este brinquedo vai acrescentar no desenvolvimento da criança e de que forma ela irá brincar com esta peça.


Um brinquedo pedagógico geralmente é dirigido em uma atividade educativa, sendo acompanhado pelo seu professor para garantir bons resultados. A AVALIAÇÃO É MUITO IMPORTANTE. Podemos trabalhar também com um histórico deste pequeno de como ele era e de como está após essa rotina.


As lojas de brinquedos geralmente tem uma parte destinada para estes objetos, ficam em locais específicos onde apresentam estes jogos. Variados e divertidos, coloridos ou não, hoje em dia há uma boa parte deste inovadores no mercado. A variedade de produtos é imensa, e os preços variam de acordo com cada objeto.


Brinquedos feitos em madeira ou feltro são os mais resistentes para o manuseio dos pequenos, os de plásticos também são válidos e de boa garantia.


Cada brinquedo especifica uma faixa etária a ser trabalhada, mas nada impede que possa ser direcionado por uma causa específica, acompanhando a dificuldade da criança para o manuseio deste. Observar a evolução da criança é fundamental neste processo.


Por: Hosana Leonor