quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O que você vai ser quando crescer?


O que você vai ser quando crescer?


Frase essa muito perguntada as crianças por seus pais, parentes e professores...Mas, se pararmos pra analisar essa frase é uma frase difícil a ser respondida por uma criança de 5, 6 , 7 anos.
O que você vai ser quando crescer?”
Nesta idade, a única coisa que a criança sabe é: que ela quer acordar de manhã, brincar com seus amigos, andar de bicicleta ou jogar um bom vídeo game.
Saber o que ela vai ser, é uma pergunta muito complexa. Ela não conhece a infinidades de carreiras que temos e as suas funções. São apresentadas somente as básicas como: médico, ator, cantor, dentista, professor... e pronto! TODAS as profissões são importantes!
Não vejo uma criança falando por aí que será: Comissária de bordo, artista de circo,advogado, vendedora, motorista de ônibus.
Isso quando a opinião dos pais prevalece na questão da escolha.
Como ainda tem pais que querem que a sua prole continue a seguir o seu legado, mesmo sabendo que o filho não tem aptidão nenhuma para aquele negócio! Então a criança, um dia cresce e vira um jovem, e esse jovem é “praticamente” empurrado a fazer o que os pais querem.
Mostrar o caminho na idade infantil, é importante, há um leque de possibilidades e oportunidades, saber o que eles vão ser, é um pouco cedo demais.
As cobranças são tão focadas nesta fase( infantil / adulto) que as vésperas do vestibular este jovem ainda continua perdido. E aí, vai pra faculdade, sem saber o que fazer, sem saber o seu caminho e lá começa as trocas de curso, e muitas vezes o NÃO término deste curso. O mundo é vasto de possibilidades, querer o melhor pra criança e jovem é uma atitude super normal, mas deixaremos aberta a escolha!
O que pode ser bom pra você (pais), nem sempre pode ser bom para seu filho. Mostrar-lhe o melhor caminho é sábio, mas sem dizer que uma profissão é melhor que outra. TODAS SÃO IMPORTANTES! TODAS TEM SEU VALOR! Do gari ao grande presidente de uma multi-nacional.

 Assista o vídeo e motive-se!



                                                                                            Por: Hosana Leonor

2 comentários:

  1. Olá querida Hosana. Quando era criança e sempre que alguém fazia esta pergunta eu sempre dizia que queria ser alguém magistral. Depois que cresci passei a ver um mundo diferente e hoje quando perguntam ao meu filho o que ele pretende ser; ensinei a ele responder assim:
    Quero ser humano para sentir a verdade através desta pergunta, por que onde houver sentimento do bem já serei útil e isso basta o resto deixo para Deus prover. Beijos anjo, com carinho. Kaoma

    ResponderExcluir
  2. Linda resposta Kaoma....
    Ele vai saber realmente o que quer no fundo do coração...
    Bjs e obrigada pelo comentário...

    ResponderExcluir