quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Procon multa Mac donald's em mais de 3 milhões


PROCON MULTA MAC DONALD´S EM MAIS DE 3 MILHÕES




A Fundação Procon de São Paulo multou o McDonald’s, rede de lanchonetes de comida rápida (fast food), em R$ 3,192 milhões pela prática de venda de alimentos com brinquedos, no conjunto conhecido com McLanche Feliz.
A multa partiu de denúncia do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, organização não governamental (ONG) que trata de consumo infantil. A denúncia, segundo o Procon, foi feita em 2010.
A ONG argumenta que a associação entre a venda de alimentos e brinquedos “cria uma lógica de consumo prejudicial e incentiva a formação de valores distorcidos, bem como a formação de hábitos alimentares prejudiciais à saúde”.
A estratégia da rede de fast food é juntar ao lanche um brinde com personagens conhecidos pelo público infantil. De acordo com o Procon, desde a denúncia, em 2010, mais de 18 campanhas dirigidas a crianças foram feitas pelo McDonald’s. Na atual, os brindes são personagens do filme O Gato de Botas.
O McDonald’s ainda pode recorrer da multa. Em nota, a assessoria de imprensa da multinacional informou que a empresa não comenta processos em andamento, mas “ respeita rigorosamente as diretrizes legais na comunicação com seus públicos”. O grupo argumenta ainda que segue um “rigoroso” código de autorregulamentação publicitária, além de compromissos voluntários de normas de conduta na comunicação.
Quanto ao McLanche Feliz, a rede esclarece que os brinquedos podem ser adquiridos separadamente, ou seja, desvinculados da compra dos produtos. Portanto, a empresa tem convicção de respeitar todas as normas da legislação vigente tanto em relação à comunicação como em relação a práticas comerciais”, diz a nota.

FONTE: Correio de Uberlândia

3 comentários:

  1. Olá Hosana, mais um ótimo post. Seus post são muito explicativos para todos nós. Eu em particular não sou muito chegada ao MacDonald's, mas minhas filhas adooooram rsrsss, fazer o que né! Eu já li várias nóticias sobre maltrados de empregados na rede MacDonald's. Parebéns por mais essa notícia.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ola Hosana, ja tentei adquirir os brinquedos separadamente ISTO NÃO EXISTE. Vc pode ate comprar outra refeição + o brinquedo só vem no MecLanche Feliz
    BJS, Tt

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Márcia, que bom que você gostou!!!! Essa notícia não poderia ficar fora do blog.
    Se tratando de uma rede grande de fast food seus brindes e lanches são os "sonhos de consumo" destes mirins...
    Bjs...

    ResponderExcluir