quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A FAVOR OU CONTRA?


Projeto proíbe venda de refeição junto com brinquedos
Se aprovada, proibição se estenderá aos brindes gratuitos e aos pagos de qualquer estabelecimento   
 
 
Iniciativa de ligar o consumo de alimentos a brindes é "marketing agressivo", dizem autoridades.
Brasília - As redes de lanchonetes, restaurantes ou quaisquer outros estabelecimentos que vendem refeições não poderão distribuir brindes, brinquedos ou objeto de apelo infantil relacionados ao consumo do alimento que comercializa. A proibição se estende aos brindes gratuitos e aos pagos.
É o que determina o projeto de lei do senador Eduardo Amorim (PSC-SE) aprovado nesta terça-feira na Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado. O texto terá ainda de ser examinado nas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e Assuntos Sociais (CAS), na última em caráter terminativo, antes de ser encaminhado à Câmara dos Deputados.
Amorim chama de "marketing agressivo" a iniciativa de ligar o consumo de alimentos a brindes. Ele entende que a prática "incute nos pequenos consumidores uma necessidade desenfreada de ter e de consumir". "Utiliza-se, dessa forma, um processo subliminar associado à incapacidade de julgamento e à inexperiência da criança", constata.
O senador limita-se a apontar a ligação entre o brinde e a alimentação como sendo responsável pela "lógica de consumo prejudicial" e "a consolidação de valores distorcidos, bem como a formação de hábitos alimentares prejudiciais à saúde". Ele não faz nenhuma referência a hábitos alimentares incorretos da família e nem mesmo à pobreza que leva crianças a se alimentar incorretamente.
"Acreditamos que a decisão de consumir alimentos deve ser tomada com base na qualidade da dieta e não pode ser ofuscada pelo impulso ou desejo de apropriação de um brinquedo ou objeto de apelo infantil", afirma o senador. Ele diz ainda que, em muitos casos, a criança nem está com fome, ao comprar o lanche relacionado ao brinquedo. "Ela simplesmente pede aos pais que comprem o lanche apenas para receber o brinde, atraída pelos personagens de desenho animado que ali existem", constata o parlamentar.
 
Você é A FAVOR ou CONTRA desta nova LEI? 
DÊ A SUA OPINIÃO AQUI NO BLOG.
Por: Hosana Leonor

Um comentário:

  1. Boa tarde,fico indignado como nossos representantes em Brasilia,pois antes de criar leis estapafúrdias quanto a "brinquedos e lanches" por que não se cria leis para melhorar o saneamento básico,desempregos,saúde,ensino público,segurança e por ai vai,para vermos se assim melhoramos a situação de milhões de crianças que querem mas não podem ter esses "lanchinhos com brinquedos",creio que essa lei dentro de tantas que devem ser criadas é a menos importante!!!!

    ResponderExcluir