quarta-feira, 31 de julho de 2013

As crianças (não) sabem sobre: PUBLICIDADE

As crianças (não)sabem sobre: PUBLICIDADE



As crianças dos 9 aos 10 anos desconhecem que as marcas têm de pagar para que os seus anúncios surjam na televisão, na rádio e nos jornais. Sobre a publicidade propriamente dita, a grande maioria associa a um intervalo. Estas são conclusões de um estudo desenvolvido pela Living Between Media.

A informação foi recolhida ao longo do ano letivo 2012/2013 em salas de aula junto de alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico do Norte do país, abrangendo perto de 800 crianças.

E o que se verificou, antes de mais, foi que, na faixa etária em causa, o conceito de publicidade está diretamente ligado à televisão, como as crianças  mostram dificuldade em perceber que as marcas são empresas e têm que pagar para aparecer e promover os seus produtos e serviços.

Ao analisar os dados, constata-se que, para as crianças entre os 9 e 10 anos, a publicidade "é um intervalo", " que serve para as pessoas saberem as promoções que existem" ou ainda "para saber o que há nas lojas sem ter que ir até lá". 
Existem também para as pessoas poderem "ir à casa de banho" (ir ao banheiro), "comerem"...Segundo a visão dos mirins.

A informação de que as marcas pagam pela publicidade não foi a única surpresa para os pequeninos: a ela se juntaram outras como a existência do teleponto nos noticiários televisivos, o fato de os jornais diários impressos serem produzidos no dia anterior e a quantidade de pessoas e profissões que envolvem uma emissão de rádio.

A Living Between Media  é uma empresa voltada para a educação infantil. 

Fonte: Living Between Media


Um comentário:

  1. As crianças não entendem o que é publicidade de hj e pela internet, eu gosto de publicidade on line falo isso pra minha sobrinha de 9 anos e ela nem entende disso sei como é ha me visite tbm os meus blogs espero por seus comentarios acessa aí

    http://juniorcis.blogspot.com
    http://junior-juniorcis.blogspot.com

    grato

    junior

    ResponderExcluir