quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Aprender brincando

 Aprender brincando




Ensinar aos pequeninos pode ser uma tarefa bem trabalhosa para alguns pais e  até mesmo professores . Aprender brincando é uma das formas mais fáceis e divertidas para se passar uma matéria nova, estudar no dia-a dia , relembrar algumas coisas que foram vistas no passado.

 Alguns brinquedos sempre tiveram á venda em lojas infantis, no caso da: tabuada, letrinhas que formam palavras, jogo da memória, vários jogos bem atrativos que podem ser apresentados em uma matéria escolar. Exemplo: As 4 operações de matemática podem ser feita com tampas plásticas, borracha E.V.A, palitos, dominó...




Um jogo pode ser criado junto com a criança de forma que ela entenda  aquilo que está sendo passado. Montar palavrinhas com pedaços recortados em borracha E.V.A formando sílabas é um ótimo passatempo, além disso pedir-lhe para que esta criança anote a palavra que criou além de ajuda-la a memorizar como se escreve, também ajudará em seu vocabulário.

Ter brinquedos criados pelos próprios pais ou professores ajuda muito,  é um incentivo a mais, pode-se criar um cantinho na sala de aula para este momento de criação com produtos recicláveis, já em casa, pode-se ter uma caixa com estes objetos na hora de fazer um trabalho escolar, sem estresse, atrativo , criativo e prazeroso.




Podemos utilizar o famoso gibi, caça palavras  infantil, dominó em formato de sílabas, melhorar a leitura e a matemática através destes elementos.
Os brinquedos estão aí, podemos inovar sempre, compra-los, fazê-los ou transformá-los, a criatividade é de cada um.

São vários matérias que podem ser utilizados, recicláveis ou não, de madeira, de borracha E.V.A, de plástico, de papelão, o que importa é mostrar pra criança que ela pode aprender de uma forma diferente, lúdica e criativa.
Abaixo, alguns sites sobre brinquedos educativos.



Fica a dica

Por: Hosana Leonor

2 comentários:

  1. Cada idéia genial...amei o brinquedo de formar palavras com tampinha de garrafa. Vou compartilhar o link do post na minha página do facebook: https://www.facebook.com/leticiatomsikpsi
    Beijo
    www.leticiatomsik.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia....
      Que bom que gostou do post. Divulgue sim!!!! E visite o blog sempre que desejar!!!!
      Abçs: Hosana Leonor

      Excluir