quarta-feira, 21 de maio de 2014

Brincar é fundamental


                                            Brincar é fundamental



Brincar é fundamental na fase infantil. É na primeira infância que os pequenos desenvolvem a sua socialização,  linguagem e outros estímulos. Na escola, é fundamental ter um espaço para este lado lúdico, seja uma hora livre, o recreio  ou o  intervalo entre uma matéria e outra.

É interessante também sempre criar um horário em casa, um espaço onde
este pequenino possa liberar sua criatividade. O adulto deve acompanhá-lo

 sempre em suas brincadeiras , mas é muito bom a companhia de outras
crianças envolvidas, crianças de sua idade.


É na brincadeira que a criança reflete seu interior. Sem contar que uma boa dose de concentração é mantida. Nas brincadeiras a criança pode aprender muito sobre: uma profissão,  um cálculo, partes do corpo, a divisão de seus pertences enfim, uma infinidades de possibilidades.

É na brincadeira que as angústias e preocupações são trabalhadas, por exemplo:  a perda de uma partida no jogo pode ser apresentada de uma maneira mais realista, sendo que nem sempre ganharemos tudo na vida, que a perda também faz parte do nosso mundo e temos que aceitar isto.


Brinquedos como: jogos de tabuleiros, cartas, quebra cabeças, bonecas, são perfeitos para mantê-los ocupados de uma forma lúdica, já que estamos numa era conectada. Montar brinquedos com sucata também pode ser uma diversão entre a família, além de estar apresentando novas formas de brincar, pode-se também falar sobre a importância da reciclagem em nosso planeta.

PARA A BRINCADEIRA NÃO HÁ LIMITE DE IDADE, IDEIAS E PESSOAS...

Veja o vídeo:



Leia mais no post: A CRIANÇA APRENDE BRINCANDO

Por: Hosana Leonor

2 comentários:

  1. Muito bom.
    Eu percebo claramente o quanto minha filha aprende quando está brincando e me pergunto por que paramos de aprender brincando, ou pelo menos de nos divertir enquanto aprendemos.
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Olá Alexandre.....
    Obrigada pelo comentário. Realmente a vida corrida e a rotina nos torna robôs e escravos de nossas atividades adultas. Poderíamos ser mais relaxados e curtir mais! Sempre que estou com meus sobrinhos tento aproveitar ao máximo o tempo com eles brincando, jogando xadrez ou Uno. É muito bom!!!!
    Visite o blog sempre que desejar.
    Abs

    ResponderExcluir